Comunidade católica reverencia Santo Expedito

Nesta quinta-feira (19), a Igreja Católica celebra Santo Expedito, Santo das Causas Urgentes. Na Arquidiocese de Belém a celebração será na Capela de Santo Expedito (Rua dos Timbiras 261, entre Breves e Bernardo Sayão), pertencente à Paróquia de Santa Luzia, com programação iniciando às 7h00, com Santa Missa, seguida de Procissão.

Santo Expedito

Durante todo o dia, a Capela ficará aberta à visitação com missa às 09h00, 11h00 e às 17h00. Às 18h00, haverá a procissão luminosa pelas ruas do bairro do Jurunas, encerrando com Santa Missa às 19h00. A festividade em honra a Santo Expedito iniciou no dia (16.04), com tema “Santo Expedito, amparo dos pobres” e segue até hoje (19.04).

Santo Expedito foi comandante de uma Legião Romana, formada por soldados cristãos, que tinha como principal responsabilidade defender o seu povo dos ataques dos bárbaros asiáticos. Ele era um guerreiro muito forte e durante toda sua vida destacou-se por sua bravura, coragem, ordem e disciplina. Santo Expedito foi, possivelmente, um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Nada se sabe sobre sua vida nem onde foi sepultado. Contudo, formou-se um mito ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países, como o “santo das causas urgentes”, às vezes em sincretismo com figuras de outros credos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios