Declaração de superintendente do IBAMA motiva sua exoneração pelo MMA

Devido à afirmação que iria parar a destruição de equipamentos apreendidos em garimpos ilegais no Estado, o superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no Pará, coronel Evandro Cunha, foi exonerado pelo ministro do Meio Ambiente. A decisão ministerial foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (11/09). Durante a audiência pública realizada em Altamira, no sudoeste paraense, na segunda-feira (09/09), a declaração foi feita. Autorizada pela legislação, quando não for possível retirar os equipamentos da mata, a destruição de produtos e instrumentos usados em crimes ambientais “não será mais cumprida”, disse o hoje ex-superintendente do IBAMA no Pará.
Servidores dos Correios iniciam
greve por tempo indeterminado

Funcionários dos Correios entraram em greve na terça-feira (10/09), às 22h00, por tempo indeterminado em todo o país. Devido às assembleias serem realizadas em todos os cantos do Brasil, a decisão foi tomada com objetivo de marcar posição contra a proposta de privatização da empresa, atualmente defendida pelo governo federal. Em nota, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) afirmou que “isso vai reduzir, radicalmente, salários e benefícios e entregar o setor postal a empresários loucos por lucro”.
Fila dupla diante de colégio na Avenida
Nazaré provoca processo administrativo

A situação é repetida ao longo do ano, sem solução, na frente do Colégio Nazaré. A formação de filas duplas e até triplas por condutores de veículos que ali vão deixar ou buscar familiares transforma o local em verdadeiro caos. O problema foi motivo da abertura de procedimento administrativo na Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Habitação e Urbanismo de Belém. O objetivo é “apurar providências na atuação da fiscalização de trânsito e ocupação irregular de espaço público”. Foi cobrada, também, explicação por parte da Superintendência Executiva Mobilidade Urbana (Semob) sobre a balbúrdia instalada naquele trecho da avenida Nazaré.

Material supostamente explosivo deixado
em frente a um hospital um no centro de Belém
Isolado pelos Agentes do Comando de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar, após uma suspeita de bomba que estava no local na noite de terça-feira (10/09), na Avenida Visconde Souza Franco, o artefato não causou mais preocupação aos moradores da área e a quantos acompanhavam o caso. A ação envolveu policiais que são especialistas de desarmamento de materiais explosivos. A caixa estava colocada na frente do assoalho de um veículo estacionado em frente a um hospital particular, segundo a PM. O motorista foi alertado por flanelinha que haviam deixado um suposto dispositivo no veículo, após retornar para o carro.
Revogado Decreto que proibia visitas
de advogados e familiares a presidiários

Visitas de advogados voltam a ser autorizadas a clientes custodiados em presídios paraenses, conforme notícia publicada pelo Amazon Live e confirmada pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). A derrubada da ordem de proibição pela ação civil aconteceu na terça-feira (10/09). Advogados terão livre acesso ao complexo Santa Izabel, segundo a determinação divulgada na última quarta-feira (11/09). Audiências voltam ao normal a partir da segunda-feira (16/09), no presídio feminino CRF e no CTM II. A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará (OAB-PA), e o Ministério Público Federal (MPF) devem realizar fiscalizações nesses dois presídios.
Laudo do incêndio que matou duas pessoas
em Paragominas deve ficar pronto em um mês

Deve ficar pronto, em 30 dias, o laudo do incêndio que destruiu uma casa matando duas pessoas, em Paragominas, no sudeste paraense, segundo o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), na quarta-feira (11/09). Peritos estiveram no local onde iniciaram as chamas e coletaram materiais que podem ajudar na investigação da causa do incêndio. O acidente ocorreu na madrugada de terça-feira (10/09). Tomada pelas chamas a casa onde estavam Antônio Domingos da Costa e Maria da Luz da Silva Moreira, segundo o Corpo de Bombeiros foi destruída. Maria da Luz era surda, segundo testemunhas. Vizinhos tentavam ajudar a combater o fogo, mas não conseguiram muita coisa. Foi necessária uma hora para controlar as chamas, segundo o Corpo de Bombeiros. Os corpos das duas vítimas foram levados para o IML do município.
Faleceu, aos 93 anos, o ambientalista Camilo
Vianna, pioneiro na defesa da Amazônia

O doutor Camilo Martins Vianna, médico, ambientalista e professor universitário, que se tornou um dos principais nomes do Pará na defesa da biodiversidade, faleceu aos 93 anos, na noite da última terça-feira (10/09). Foi fundador da Sopren. Amigos e familiares do doutor Camilo usaram as redes sociais para divulgar o triste fato. Logo que ocorreu o falecimento, as informações foram repassadas a inúmeros grupos nas redes sociais.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXE SEU COMENTÁRIO