A exclusão de amigos do Face por conta das eleições 2018

Essa semana me deparei com vários amigos do facebook com ameaças de exclusão de amigos e solicitando serem excluídos caso não concordem com as suas preferências a candidatos nas eleições 2018. Diante disso resolvi fazer um texto a partir da leitura do intelectual Edward Said, para refletirmos sobre essa situação.

A politica atualmente se transformou em um movimento de agregação dos “amigos” para uma prova de força contra os “inimigos”. QUEM SÃO OS AMIGOS?

São aqueles que são como eu. São aqueles que tem comigo identidade, nós somos um, do ponto de vista dos nossos interesses, dos nossos direitos, da ideologia, da cultura, nós somos um.

E QUEM SÃO OS INIMIGOS?

Aquele que é o “outro”. Não interessa se ele é bom, se ele é ruim, se ele é alto, se ele é baixo, se ele é pobre, rico, virtuoso ou vicioso….NÃO INTERESSA. É IRRELEVANTE. O simples fato de que ele não é como eu, de que ele não é como nós, de que ele não faz parte da nossa identidade faz dele um inimigo. Ou seja, inimigo é o outro simplesmente porque ele é o outro a tal ponto que põe em risco a minha identidade e tem que ser exterminado ou no caso do facebook excluído.

Será que vale a pena trocar nossas amizades pelos nossos candidatos nas eleições 2018?

Mostre mais

Artigos relacionados

1 pensou em “A exclusão de amigos do Face por conta das eleições 2018”

DEIXE SEU COMENTÁRIO