Fecomércio empossa membros do CETUR no Sesc/Ver-o-Peso

O lançamento do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio-PA (CETUR) e a posse dos seus membros superou as expectativas. Uma apresentação de alto nível da Orquestra Sinfônica Jovem SESC Casa da Música, sob a regência do maestro Rodrigo Moraes, mereceu elogios por parte dos presentes ao importante evento.

Como responsável pela organização e disseminação de estudos que evidenciam a importância do turismo no desenvolvimento econômico e social do Estado e do país, o Conselho atuará no planejamento e apoio das ações para o crescimento da atividade, além de promover a união de empresários e de entidades sindicais e associativas, criando um ambiente aberto e imparcial aos debates sobre temas que afetam o setor e buscando atuar no fomento e formulação de propostas em prol do ordenamento do turismo estadual e nacional.

Ao se pronunciar, o presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sebastião Campos, destacou a importância da instalação do CETUR PA, uma vez que apenas três Estados da federação ainda não possuem o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade instalados. Outro ponto destacado por Sebastião Campos é que a Fecomércio PA passa a assumir o protagonismo na defesa dos interesses do setor turístico paraense. “Nós temos a satisfação e o orgulho de assumir o protagonismo do Turismo em nosso estado e não vamos medir esforços para que possamos ajudar a desenvolver essa importante atividade. Cumpre ressaltar que este conselho é composto especificamente por empresários do setor, diferentemente dos conselhos que existem e que, em grande parte, são conselhos que têm influência dos poderes públicos. Já os conselhos empresariais possuem maior autonomia, podendo desenvolver um trabalho mais eficiente, uma vez que são formados por entidades realmente interessadas no desenvolvimento do segmento” – pontuou Campos.

Importância do SESC e SENAC para o Turismo

Sebastião Campos também falou sobre o papel fundamental dos braços sociais da Fecomércio, o SESC e SENAC, no apoio ao desenvolvimento do turismo. “O SENAC Pará já fornece mão de obra para o mercado do turismo e, a partir de agora, estará ainda mais preparado para fornecer mão de obra qualificada para este segmento. Do ponto de vista do Sesc, a promoção de atividades como o Turismo Social também ajuda a fomentar a cadeia produtiva do Turismo no Estado. Nesse sentido, Sesc e SENAC são fundamentais para promover esse desenvolvimento” – finalizou.

Posse CeturPosteriormente, o presidente do Sindilojas Belém e coordenador do CETUR PA, Joy Colares, exibiu um vídeo apontando dados e características do segmento turístico, ressaltando a potencialidade que o Brasil possui em termos de recursos naturais e culturais, podendo ser amplamente explorado pela atividade turística. Outro tema enfatizado ao longo do vídeo é a composição do CETUR, que reúne importantes entidades empresariais da cadeia produtiva do Turismo no Brasil, reafirmando o seu papel de forma empresarial e qualificando para o debate e formulação de propostas para o incremento do setor. O coordenador do CETUR PA também frisou as principais bandeiras do conselho, bem como a missão e visão que nortearão suas ações.

“A nossa missão é fomentar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do turismo em nosso estado. Nossa visão é tomar à frente esse segmento para que todas as entidades que hoje tomam posse, possam se sentir junto conosco, protagonistas do desenvolvimento do Turismo. Nossa bandeira principal é fazer com que o Turismo seja reconhecido como uma atividade econômica fundamental para nosso Estado”, explicou Joy Colares.

Ainda de acordo com Joy Colares, o CETUR PA trabalha com uma meta de ações em sete segmentos, tais como capacitação, estruturação dos polos turísticos, observatório do turismo no Pará, entre outros. “Já temos um roteiro de ações. A primeira reunião será traçar essas prioridades e ver quais os parceiros nós iremos acionar em um primeiro momento. Nossa ideia é fazer negócios e gerar melhores condições para realização de negócios” – explicou. Segundo Joy Colares, é necessária a participação conjunta do trade turístico nos eventos e feiras do segmento. “Os recursos são limitados, mas nós vamos tentar criar parcerias, e foi colocado, aqui, pelo presidente do CETUR nacional, a parceria da CNC no patrocínio e financiamento de alguns eventos”, ressaltou.

Durante sua intervenção, o presidente do CETUR nacional, Alexandre Sampaio, pontuou a necessidade de estabelecer uma sistemática de atuação integrada da iniciativa privada. “É importante que o empresariado esteja em uma posição uníssona, que discuta suas demandas, suas necessidades, seus posicionamentos e o melhor caminho para realizar os processos de encaminhamento ao poder público, seja ele estadual ou municipal. É fundamental que haja essa coesão e esse consenso do empresariado em todo o seu espectro de atuação no turismo brasileiro” – defendeu Sampaio.

Posse Cetur

O Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio/PA será formado por personalidades de reconhecida competência e notório saber em turismo e hospitalidade do Estado do Pará. Sua atividade consiste em promover o relacionamento da Fecomércio-Pa com gestores públicos, empresários, acadêmicos e pesquisadores para discussão sobre as características e tendências da atividade turística no Pará, no Brasil e no exterior, incentivando o debate e levantamentos sobre os problemas e oportunidades relativas ao setor, apontando soluções e caminhos de consenso.

O CETUR/PA integra o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio (CNC) que permite a integração e o fortalecimento da representação do Turismo nas Federações Estaduais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. E, a partir de seu lançamento e posse os membros do Conselho, com o apoio da CNC e da Fecomércio/PA, realizarão diversas ações para a promoção do turismo como atividade indutora do crescimento econômico e fomentaram a criação de políticas públicas que contribuíram para o desenvolvimento do setor no Pará, tendo como ênfase ações de qualificação profissional, gestão empresarial, geração de indicadores econômicos e a articulação com as esferas executivas e legislativas, em torno de programas e assuntos de interesse do segmento.

Posse Cetur

A Fecomércio/PA trabalha para gerar as melhores condições para o desenvolvimento do turismo, porque acredita no setor como atividade econômica capaz de impulsionar o comercio e promover o crescimento do Brasil e do Pará através da geração de empregos e divisas para o país e para o Estado do Pará.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Sistema Fecomércio Pará, SESC e SENAC, Sebastião Campos; pelo presidente do Sindilojas Belém e coordenador do CETUR PA, Joy Colares; pelo diretor da CNC e presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CETUR) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio; pelo secretário adjunto de Turismo, André Dias, representando o Governador do Pará; Victor Cunha, da BelemTur, representando o prefeito de Belém.

Integram o CETUR PA as seguintes entidades: Abac PA; Abrasel PA; Abeoc PA; Abih PA; Abrajet PA; Abla; BC & VB; Sindetur; Singtur; SHRBS; Sindiloc; Sindilojas Belém; Stabepa; SENAC PA; SESC PA; Sebrae PA.

Agência de Notícias Gerais com participação de Adriano Abbade/ Fotos: Veruscka Brizart/Cecom Fecomércio PA

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios