Hemopa convoca doadores para campanha de Carnaval

De sábado (3) até próxima sexta-feira (9) a Fundação Hemopa realiza sua campanha de doação de sangue, que este ano tem o tema “Quem doa sangue tem amor no coração”. A campanha tem o objetivo de restaurar o estoque de sangue do hemocentro. A ação estratégica também será realizada, simultaneamente, nos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; e nos Hemonúcleos de Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí.

hemopa

“A redução no número de doadores iniciou no final de 2017 e continuou em janeiro, em média em 50%. Em Belém, que inclui o Hemocentro Coordenador e a Estação de Coleta Castanheira, coletamos cerca de 220 bolsas por dia. O ideal seriam 350 coletas diárias para atendimento satisfatório da demanda transfusional. Atualmente, estamos fazendo 120 coletas”, afirma a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias.

Segundo a gerente, nos períodos de intensa redução no número de voluntários, a Fundação realiza campanhas estratégicas de incentivo à doação de sangue. “É o caso do carnaval. Precisamos alertar a população: antes de ir para a folia, não podemos esquecer que há centenas de pessoas que dependem desse ato solidário para viver”, ressalta Juciara.

Somente na capital paraense, o Hemopa é responsável pelo abastecimento de 95 hospitais. No estado, esse número sobe para mais de 200. Em 2017, durante a semana da campanha de carnaval, houve o comparecimento de 2.169 candidatos à doação. Isso corresponde a uma média diária de 350 pessoas. Neste ano, a meta é repetir tais números.

No sábado (3), a abertura da campanha conta com show de Gigi Furtado, Mano Ió, SamBloco, Arthur Espíndola e Jorginho Gomez, Keyla Barros, D. Sandra e Top Ritmos, além de customização das camisas da campanha recebidas pelos doadores e lanche especial para os voluntários. Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto.

Serviços: A Campanha de Carnaval da Fundação Hemopa, em Belém, começa neste sábado (3) com show de Gigi Furtado, Mano Ió, SamBloco, Arthur Espíndola e Jorginho Gomez, apresentações de Keyla Barros, D. Sandra e Top Ritmos. O Hemocentro Coordenador fica a travessa Padre Eutíquio, número 2109, bairro de Batista Campos. Mais informações: 0800 280 8118/3110-6500.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios