Marinha anuncia regras para Círio Fluvial 2019 e lança concurso de ornamentação das embarcações inscritas

A Marinha do Brasil reunirá a imprensa paraense, na próxima sexta-feira (20), às 09h00, para anunciar detalhes da portaria que promulga as regras de segurança para as embarcações que participarão do Círio Fluvial 2019. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) lançará bandeira e adesivo que serão fornecidos às embarcações devidamente inscritas. Uma comissão da Setur embarcará em um navio da Marinha para julgar a ornamentação dos participantes. A embarcação eleita a melhor decorada será agraciada com o troféu Carlos Roque.
Segurança

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), organização militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4DN), coordenará o tráfego aquaviário durante o translado fluvial da Imagem. Esta medida visa garantir a segurança da navegação, evitando que condutores tentem se aproximar do Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, que conduzirá a Imagem pelo 21º ano consecutivo, executando manobras de risco e ocasionar algum acidente.

Somente as embarcações que estiverem inscritas na CPAOR conduzindo a bandeira e/ou adesivo fornecidos pela Setur e entregues pela CPAOR poderão permanecer e/ou navegar na área em que será realizado o Círio Fluvial (trecho da Baía do Guajará entre o Distrito de Icoaraci e o Porto de Belém – Escadinha).

A Marinha orienta que os participantes do Círio Fluvial sigam à risca as regras de segurança de tráfego aquaviário: não superlotarem as embarcações, principalmente, “rabetas” e “canoas”; o uso do colete salva-vidas é obrigatório; crianças menores de 12 anos não devem ser transportadas em balsas e motoaquáticas, etc. Além disso, é importante ressaltar que, por questões de segurança, os navios não poderão adentrar o isolamento feito pela Capitania.

Todas as diretrizes gerais e regras especiais para as embarcações que participarão do Círio Fluvial foram publicadas na Portaria n° 353/Com4ºDN, de 30 de agosto de 2019. O documento segue anexo.
Inscrições

As inscrições das embarcações para o Círio Fluvial 2019 são realizadas, gratuitamente, na sede da CPAOR (Rua Gaspar Viana, 575), de segunda a sexta-feira, de 8h15 às 11h45 e de 13h30 às 15h. Os interessados têm até o dia oito de outubro para realizarem o cadastro. Mais informações pelo fone (91) 3218-3950.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXE SEU COMENTÁRIO