Preço da gasolina em Belém: uma pergunta que não quer calar

Na manhã desta sexta-feira, em Belém, um posto localizado na Avenida Independência anunciou gasolina pelo valor abaixo dos R$ 4,00, causando frisson em motoristas da Região Metropolitana.

A surpresa maior é que nenhum posto da capital conseguiu baixar o valor real na bomba de gasolina. Inexplicavelmente, forças ocultas advindas de empresários donos de postos. A pergunta que não quer calar: como conseguem concorrer livremente e, ao mesmo tempo, alinhar o valor do combustível acima dos R$ 4,00, sem precisar fazer nenhum esforço?

Pela regra concorrencial, naturalmente o preço da gasolina na capital paraense e em todo o Estado deveria cair, mas alguma coisa (talvez uma associação ou sindicato) impede que os donos de postos concorram entre si. Ou então os mesmos donos de postos possuem um grupo de rede social, no qual todo mundo acorda de manhã publicando o seu preço e todo mundo vai trabalhar feliz da vida.

Infelizmente, os órgãos de fiscalização no Pará estão sucateados. Mas uma ação e investigação anti-cartel cairia como uma bomba no Estado inteiro.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios